A celulite é um desconforto estético que acomete a maioria das mulheres, tal como a gordura localizada. É uma desordem que afeta a beleza corporal, provocando mudanças na forma de uma ou algumas áreas do corpo feminino. Embora tenham causas diferentes e provoquem modificações teciduais diferentes, ambas acometem as mesmas regiões e podem aparecer associadas, o que faz com que muitas vezes sejam consideradas como um problema único.

A celulite é uma desordem metabólica que altera o tecido adiposo, a circulação local e causa desestruturação e o rompimento das fibras de colágeno e elastina. Essas alterações provocam o sintoma “visível” da celulite: a região atingida fica com o aspecto de “casca de laranja”, com uma superfície irregular. Em casos mais graves, a mulher pode chegar a sentir dores no local. As áreas afetadas são aquelas que estão sob influência de estrógenos, e não necessariamente a celulite pode ser associada a um aumento da massa corpórea. Tanto isso é verdade que a maioria das pessoas quando emagrece, continua a apresentar celulite.

Já a gordura localizada caracteriza-se pelo acúmulo do tecido adiposo em certas regiões do corpo, principalmente na barriga, no culote e no glúteo. Nestas regiões, em especial nos quadris, esta gordura é mais difícil de ser eliminada. Vale lembrar que o acúmulo de gordura é um mecanismo desenvolvido pelo organismo humano ao longo de sua evolução, que tem como objetivo nos proteger contra a falta de alimentos (fonte energética). Talvez por isso seja tão difícil lutar contra ela: do ponto de vista biológico, o acúmulo de gordura é um mecanismo de defesa. Atualmente, já está comprovado que apenas o controle da dieta não é suficiente para regular a gordura acumulada em nosso organismo e, por isso, muitas pesquisas vêm sendo feitas no sentido de identificar as moléculas responsáveis pelo acúmulo de gordura e em formas de se regular a síntese de gordura, reduzindo esse armazenamento.

Tanto a celulite como a gordura localizada são problemas multifatoriais, que não têm uma causa única. A existência de uma predisposição genética é determinante no processo e a intensidade do problema irá depender de diversos outros fatores coadjuvantes tais como hábitos alimentares, sedentarismo e alterações hormonais (o fator hormonal é fundamental no desencadeamento e também desempenha papel agravante do processo já iniciado, especialmente durante a adolescência).
Considerando isso, fica claro que não há “cura” para a celulite e para a gordura localizada. Entretanto, a moderna cosmetologia disponibiliza hoje ativos que têm a capacidade de atuar sobre os sintomas desses dois problemas, minimizando muito as alterações estéticas provocadas por eles e o desconforto que elas causam.